Peça fundamental para uma boa gestão empresarial – a expertise de pessoas no desenvolvimento das estratégias

fundamental para uma boa gestão empresarial

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É muito comum que os empresários e líderes dediquem um tempo bem maior nas análises que envolvem as movimentações estratégicas e que são necessárias para que a empresa consiga crescer no mercado de uma maneira sustentável. Mas, o que é preciso para ter uma boa gestão empresarial?
Com toda certeza, essa questão é uma prioridade, porém, em grande parte das vezes, a solução que a empresa busca para resolver seus problemas está mais perto do que se pensa.
Você acertou se pensou nos seus funcionários! Porque eles são indispensáveis e fazem uma grande diferença na hora de alcançar seus objetivos e conquistar uma diferenciação dos seus concorrentes.
De uns tempos para cá, o mercado tem se aquecido bastante, gerando várias exigências, entre elas profissionais que tenham mais autonomia, ao ponto de conseguirem escolher até mesmo as empresas em que querem trabalhar.
Mas, é claro que os empreendedores precisam criar expectativas relacionadas aos colaboradores que estão em suas organizações.
Por esta razão, hoje vamos falar sobre a peça fundamental para uma boa gestão empresarial – a expertise de pessoas no desenvolvimento das estratégias!

Planejamento

Dentro da empresa, existem três tipos de planejamento que são essenciais para o seu desenvolvimento.
Vamos descobrir mais sobre eles!

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico tem como foco a definição das estratégias da empresa a longo prazo. Neste planejamento, são levados em conta os fatores externos e internos da organização, como a situação econômica atual, por exemplo.
Para a realização desse tipo de planejamento, é preciso que a visão da empresa e processos dela estejam integrados.
A visão do planejamento estratégico geralmente alcança de 5 a 10 anos.
Mesmo que o alcance da visão do planejamento seja de 10 anos, é fundamental que ele seja atualizado frequentemente. Caso isso não aconteça, o planejamento pode ficar ultrapassado e acabar não sendo usado pela empresa como deveria ser.

Planejamento tático

O planejamento tático é aplicado de uma forma diferente, dependendo da área da empresa. A área de RH vai ter o seu próprio planejamento tático, assim como a de marketing, a financeira e assim por diante.
Nessa parte, entra em foco um pouco mais do planejamento estratégico, que tem associação com vários planos táticos.
O planejamento tático precisa ser feito a cada ano e tem como objetivo otimizar cada área da organização na busca por melhores resultados.

Planejamento operacional

No plano operacional, o objetivo é colocar em prática todos os planos táticos desenhados pela empresa. Seu projeto é de curto prazo e se relaciona com cada uma das metas e tarefas estabelecidas pela organização.
Ou seja, no operacional, devem ser realizados todos os planejamentos, recursos, metas e prazos dos projetos e tarefas dentro da empresa. Como ele é a etapa final do planejamento, é essencial que seja um plano mais detalhado, explicando de forma isolada cada uma das tarefas que devem ser cumpridas.

Alto desempenho

Quando a empresa contrata um funcionário, a contribuição mais importante e também o primeiro critério avaliado, é o quanto ele pode contribuir para que a empresa seja mais produtiva e se o colaborador atenderá as expectativas.
Porém, só será possível que o funcionário consiga fazer suas tarefas quando forem definidas as metas e os objetivos pelos gestores, fazendo ainda um acompanhamento periódico do desempenho dos profissionais.
Por esta razão, é muito importante que sejam traçados mapas e definidos os objetivos estratégicos não só para a empresa, mas também para cada um dos setores que fazem parte da organização.
Isso faz com que a visualização e a compreensão da visão de todos os funcionários sejam mais fáceis, tornando o acompanhamento periódico de desempenho algo diário.
Uma empresa que é capaz de definir bem suas estratégias, aplicando de maneira correta cada etapa dos planejamentos, e que pode contar com profissionais competentes que agreguem valor para a organização, alcança rápido seus objetivos e consegue crescer de maneira significativa no mercado.
Somos especializados em contabilidade e podemos te ajudar!
Ficou uma dúvida?  Que tal entrar em contato conosco? Será um prazer falar com você.

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Ética: vamos refletir seu contexto no meio empresarial?

Neste artigo você vai entender a importância da ética para o ambiente empresarial no que diz respeito às relações humanas, econômicas e jurídico-sociais. Houve uma mudança drástica e significativa no conceito da ética com o transcorrer do tempo, simbolizada por

Back To Top