Controle financeiro para empresas – como a falta dele afeta todo o ecossistema empresarial?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O controle financeiro para empresas é uma ferramenta fundamental quando o assunto é o equilíbrio das finanças em um negócio e o objetivo é o crescimento de forma plena para o negócio.
É o que todos os empresários querem, não? Crescer com tranquilidade e elevarem seus negócios a novos patamares é o desejo de todo empreendedor, gestor e empresário cujo foco é o sucesso.
O controle financeiro é fundamental para qualquer empresa, e isso não é um segredo para ninguém. Contudo, a falta de um bom controle sobre as finanças é algo que traz impactos preocupantes sobre o negócio, mas muitos empresários não estão totalmente cientes sobre os efeitos de deixar a contabilidade de lado e não supervisionar o que acontece com o dinheiro da empresa de forma minuciosa.
E é isso que vamos aprender hoje: a extensão da falta do controle financeiro e os impactos disso na gestão, nos colaboradores e no sucesso de uma empresa.

Controle financeiro para empresas – os primeiros sinais de que algo está errado

Não é difícil diagnosticar que algo está errado quando o controle financeiro vai mal. O grande “xis da questão” é entender onde está o erro e como resolvê-lo. Os sinais são vários e, como acontece como infecção, os problemas vão começando a se espalhar por todo o negócio.
O primeiro e mais claro sintoma é sentido no bolso. Por algum motivo é difícil manter o dinheiro recebido em ordem, e parece que os recursos financeiros mais saem da empresa do que entram. A consequência? Falta dinheiro para investir, os funcionários não têm seus salários aumentados, começa a faltar matéria-prima, máquinas sofrem com a manutenção, cortes de gastos feitos sem uma base estratégica sólida, etc.
É como descer uma ladeira sem freios e garantia de que haverá algo para amortecer o impacto no final. E, por falar em final, para muitas empresas, o resultado definitivo é um só: a falência. E isso, definitivamente, não é o que você quer para sua empresa!

Liderança prejudicada, colaboradores infelizes e caos absoluto

Um dos maiores desafios que vêm com o controle financeiro incorreto é, sem dúvida alguma, a liderança sem rumo.
“Mas o que isso tem a ver com a falta do controle financeiro para empresas?” Você me pergunta.
E eu te respondo que uma grande liderança, uma liderança que realmente se foca em desenvolver, formar e informar os colaboradores e a empresa como um todo precisa ter ciência de como andam os processos da empresa. A parte administrativa e financeira estão inclusas nisso. Não é uma questão de saber todos os aspectos contábeis do negócio, até porque esse é o papel do contador, mas entender a real situação do ambiente é fundamental para ser um agente de mudanças positivas e garantir o equilíbrio da empresa diante de qualquer cenário.
O que o empresário que deseja se manter no mercado deve compreender é que esse controle financeiro para empresas depende, em sua maioria, de um recurso que é considerado um privilégio para poucos – o tempo!
E esse tempo não precisa – e não deve – ser seu. Na verdade, é preciso terceirizar todos os processos contábeis para um profissional especializado no assunto, que possui tempo e capacidade técnica para realizar os serviços necessários para garantir a estabilidade da sua empresa.
Você já pensou em administrar sua empresa de forma tranquila, sem precisar se preocupar com as finanças ou com os processos burocráticos, financeiros, fiscais, contábeis e tributários?
É possível. Você só precisa contar com alguém que esteja disposto – e que possa – te ajudar como você precisa. A contabilidade é a ferramenta definitiva para garantir o controle financeiro para empresas.
Não negligencie o cuidado com as suas finanças. É o seu financeiro que determinará as bases para construir o seu sucesso!
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar com a gestão contábil do seu negócio e garantir que todos os processos financeiros estejam dentro dos conformes.
Sucesso e até logo!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

CIAP: como funciona?

Compreender a importância do Controle de Crédito do Ativo Permanente é extremamente necessário para evitar irregularidades

Ideias para motivar, melhorar a qualidade de vida e tornar seus colaboradores mais produtivos.

Além dos benefícios trabalhistas obrigatórios por lei e os tradicionais como Vale Refeição e Plano de Saúde, algumas empresas oferecem vantagens extras aos seus colaboradores como complemento de remuneração. O objetivo é reter talentos e aumentar a produtividade das equipes. Esses podem fazer a diferença para o colaborador. É o que diz Ronn Gabay, especialista em benefícios na Bematize.

Back To Top