Como Reduzir os Custos de uma Empresa?

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Confira 4 dicas para reduzir os custos de uma empresa e aumentar a lucratividade do negócio

Reduzir os custos de uma empresa e, consequentemente, aumentar sua lucratividade, sem dúvida alguma, está entre os objetivos principais de qualquer empresário. Porém, neste período pelo qual estamos passando, onde vemos a economia em recessão e empresas segurando ao máximo para se manterem firmes, é quase impossível pensar na possibilidade de aumentar margens de lucro empresariais.
No entanto, não existe esta impossibilidade! Aumentar os lucros de uma empresa é algo perfeitamente possível de se conquistar com a estratégia correta. (Converse com seu contador a respeito desse assunto)
Existem várias ações que você pode tomar que impactarão diretamente no aumento da sua lucratividade, fazendo com que a sua organização alcance uma posição segura e mantenha-se em constante crescimento, independentemente da situação econômica atual.
Quer saber como isso é possível? Então Confira 4 dicas para reduzir os custos de uma empresa e aumentar a lucratividade do negócio!

       1-Planejamento

Como empreendedor você deve ter ciência que planejar nada mais é do que procurar reduzir os riscos das ações que precisam ser tomadas. Uma empresa que não realiza seu planejamento passa grande parte do seu tempo apagando incêndios e, como consequência, perdendo dinheiro.
Procure estruturar de maneira eficaz um planejamento das ações de cada departamento de sua empresa. Cada área tem que saber, de forma clara e objetiva, o que deve ser trabalhado, por exemplo:

  • Investimentos em marketing;
  • Tecnologia;
  • Compra de materiais;
  • Gastos comerciais;
  • Até mesmo aquelas provisões para imprevistos.

Não basta apenas planejar. É preciso ir além e realizar acompanhamentos contínuos, para fazer com que seja seguido o planejamento. Isso é necessário para que nada saia de controle e apareçam aquelas surpresas de falta de caixa, por exemplo, que é justamente tudo o que uma empresa deve evitar.

       2-Invista em marketing

Investir em marketing é fundamental para que sua empresa consiga crescer e conquistar mais clientes. O marketing é a força, o combustível que faz com que a sua organização se movimente em direção a um patamar mais alto na procura por melhores resultados.
Em um ambiente tão competitivo, investir é essencial, mas acima de tudo, é preciso investir de forma correta.
Antes de sair apenas “fazendo marketing”, copiando as estratégias da concorrente, criando “n” perfis de redes sociais, entre outros deslizes, procure saber quem é a pessoa do outro lado que compra seu produto ou serviço, ou seja:

  • Quais suas dores;
  • O perfil de compra;
  • O que ela prioriza;
  • Entre outros.

       3-Otimização de recursos

Outro ponto que fará com que a sua lucratividade aumente, é otimizar os recursos que já existem. Seja:

  • Nas horas trabalhadas;
  • Gastos internos;
  • Até mesmo terceirizações.

As terceirizações já se tornaram bem comuns para aumentar a produtividade e até mesmo tempo, para otimizar recursos. Tente pesar entre o custo interno e a possibilidade de terceirização. Podemos citar como exemplo, uma equipe de profissionais contábeis.
O custo seria muito alto para ter uma equipe ou até mesmo apenas um contador dedicado dentro da empresa. Você teria que contratar:

  • Analista Contábil;
  • Analista Fiscal;
  • Analista de Departamento de Pessoal;
  • Analista Tributário;
  • Além dos custos com encargos trabalhistas envolvidos.

Exatamente por isso, muitas empresas optam pela terceirização desses departamentos, contratando empresas de contabilidade para cuidar de todos esses aspectos importantes do negócio, reduzindo consideravelmente seus custos com essa simples ação: Terceirizando!

       4-Equipe Qualificada

Ter uma equipe qualificada é simplesmente algo essencial e indispensável para qualquer tipo de negócio! Essa é uma das táticas empresariais que fará com que você ganhe ou perca dinheiro.
Ter uma equipe composta por pessoas desqualificadas para as atividades da empresa trará sérias consequências para suas operações, tais como:

  • Insatisfação dos clientes;
  • Retrabalhos;
  • Perda de competitividade;
  • Custos extras com desperdícios;
  • Entre outros que muitos empresários já passaram.

A melhor economia que você pode fazer em sua empresa é não economizar na hora das contratações! Isso porque você pagará um preço muito alto no futuro se contratar mal.
Por isso, estabeleça de maneira clara os critérios no momento de contratar ou fazer o remanejamento de determinados profissionais.
Lembre-se de que é a marca da sua empresa que está envolvida e a percepção que os clientes conseguem ter dela.
Conclusão
Reduzir os custos em uma empresa e criar processos que lhe custarão menos dinheiro ao longo do tempo não precisa demorar muito ou mesmo irá requerer muito esforço por parte de seus gestores. Na maioria das vezes, trata-se de fazer escolhas inteligentes ao decidir onde investir seus recursos financeiros.
Cada uma dessas 4 dicas para reduzir os custos de uma empresa resume-se em tomar decisões alternativas que podem poupar o dinheiro do negócio. Se você for capaz de adotar uma mentalidade decusto acessível para o negócio, muitas dessas decisões inteligentes tornar-se-ão uma cultura em sua empresa e, eventualmente, se farão presentes em todas as suas decisões de negócios, ajudando você a reduzir seus custos empresariais todos os dias.
Não deixe para depois! Faça agora mesmo!
Insistimos — Converse com seu contador sobre esse assunto, e se ele não te der atenção, existem muitos outros profissionais e empresas de contabilidade que querem te ajudar a aumentar a lucratividade do seu empreendimento.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
Sucesso!

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