4 dicas para identificar oportunidades

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Todos sabem que as oportunidades estão por todas as partes, porém não são todos que sabem identificar onde está a oportunidade e nem mesmo como encontrá-las.
Você não consegue identificar a oportunidade e vê que alguém conseguiu, então pensa consigo mesmo: “Por que não pensei nisso antes?”.
É importante que saiba que não existe nenhum tipo de fórmula para identificar oportunidades, mas existem dicas que podem ajudar você a desenvolver uma visão para oportunidades.

Separei, então, 4 dica para identificar oportunidades:

1. Pergunte!

Hoje em dia, as pessoas só compram coisas que facilitam o dia a dia, por isso, para identificar uma oportunidade, você precisa saber as carências e problemas que o possível comprador está enfrentando, isso inclui os problemas emocionais, sociais e funcionais.
Pergunte sempre a você mesmo: “Quais as necessidades do meu público e como posso fazer para facilitar isso no seu dia a dia?”
Pronto, agora você tem o pontapé inicial para identificar oportunidades.

2. Pesquise o “não-consumidor”

Mais uma forma de identificar oportunidades é saber por que um grupo de pessoas não está consumindo seu produto ou serviço. Para isso, você deve pesquisar esse tal grupo social.
Pesquise seu comportamento, o seu dia a dia e saberá onde o seu produto ou serviço se encaixa neste meio.
Esse é um segredo infalível dos melhores empreendedores.

3. Segmente de forma diferente

Saiba segmentar seu produto ou serviço, não use a forma tradicional.
Segmente de uma maneira que reflita a realidade do consumidor e a tarefa que ele está tentando realizar.

4. Fique de olho nas restrições

Quando houver um fator que restringe o consumo, preste atenção, porque é aí que está a oportunidade de negócio.
Exemplo de restrição atual é a crise pela qual passamos no Brasil, tempo e a falta de dinheiro costumam ser dois fatores de restrição de consumo.
Existe uma rede nos Estados Unidos, chamada Minute Clinic, de atendimento clínico rápido. Eles cresceram rapidamente por saber identificar uma carência no mercado.
A carência foi que 80% de casos infantis que sofriam de crises e resfriados, coisas simples de serem medicadas, ficavam horas na fila de espera de um hospital para pegar apenas uma receita em 10 minutos.
Vendo essa falha no sistema, a empresa Minute Clinic, criou um atendimento rápido e bem mais barato.
Em vez de médicos caros, lá trabalham enfermeiros autorizados a prescrever medicamentos para coisas simples como dor e febre.
O custo reduziu, o atendimento satisfez o público e agora é uma empresa que conquistou seu espaço por ter usado todos os passos acima.
Pode não ser fácil identificar uma oportunidade, mas o treino leva a perfeição.
Coloque em prática esses passos, pois tenho certeza que sua visão será abrangente perante o mercado.

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

CIAP: como funciona?

Compreender a importância do Controle de Crédito do Ativo Permanente é extremamente necessário para evitar irregularidades

Ideias para motivar, melhorar a qualidade de vida e tornar seus colaboradores mais produtivos.

Além dos benefícios trabalhistas obrigatórios por lei e os tradicionais como Vale Refeição e Plano de Saúde, algumas empresas oferecem vantagens extras aos seus colaboradores como complemento de remuneração. O objetivo é reter talentos e aumentar a produtividade das equipes. Esses podem fazer a diferença para o colaborador. É o que diz Ronn Gabay, especialista em benefícios na Bematize.

Back To Top