Você conhece todas as regras para transformar seu comércio em um e-commerce de sucesso?

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Existem vários aspectos a serem levados em consideração quando se decide abrir um comércio, isto é, você deve saber o tipo de produto que vai vender e onde será o local da sua loja, como será a decoração deste ponto de venda, o atendimento aos clientes e muito mais.
Um dos fatores mais importantes que você deve levar em consideração é:  Quem é o seu cliente e por que ela irá comprar de você?”
Talvez sua resposta seja: Eu quero clientes de todos os tipos e de todos os lugares, velhos, jovens, homens, mulheres, gays – todos eles. Isso soou familiar? Cada comerciante ao iniciar um negócio acha que pode simplesmente abraçar uma cidade inteira, região ou estado e ser muito bem sucedido. Será que é assim mesmo?
Antes de mais nada, temos uma notícia a lhe dar: Seus braços não são tão grandes para você poder abraçar o mundo, e “abraçar o mundo com as pernas” pode ser uma estratégia “Kamikaze” para qualquer tipo de comércio”.
Para que você tenha sucesso nos negócios, é preciso estreitar o seu foco. Então responda rapidamente: quem é o cliente que compra de você e para quem você quer vender? Ao definir isso, você terá dado um grande passo para definir sua estratégia de negócios.
Segundo, você deseja ampliar os negócios? Se a resposta for positiva, como você pretende fazer isso? Você pretende comprar ou alugar novos pontos de vendas físicos ou pretende expandir sua geo-localização atuando na web?
Se a sua pretensão for atrair um número maior de clientes, independente da sua localização física, projetar um e-commerce pode ser a decisão mais assertiva. Mas, você sabe como transformar o seu comércio em um e-commerce de sucesso?
Para quem deseja abrir um e-commerce é preciso legalizar a empresa virtual, pois se trata de uma organização que é constituída da mesma maneira que uma loja física.
Mesmo que a sua operação de vendas seja totalmente virtual, também será necessário ter um plano físico para definir, por exemplo, estoque e logística para trabalhar atender bem aos seus clientes. Por esse motivo, ter um contador ao lado é sempre essencial!
Com as facilitações tecnológicas trazendo cada dia mais variedades e flexibilidades para as transações de compra e venda, o empreendedorismo ganha força e o e-commerce gera grande potencial para as empresas.
Isso porque comprar se tornou prático, rápido e muitas vezes, mais econômico.
Muitos consumidores viram nessa modalidade de vendas a oportunidade de adquirir seus produtos através de pesquisas por oportunidades com melhor custo benefício e sem sair de casa.
Com isso, empreender no mundo virtual se tornou uma oportunidade de sucesso para você que deseja expandir os negócios.
Neste artigo elencamos algumas regras para que você possa avaliar e estruturar a sua decisão de expandir seus negócios para a web. Boa leitura!

Regra 01 – Seja Profissional

Montar um negócio virtual, embora parecer para muitas empresas uma necessidade secundária, deve ser encarado de modo profissional para se alcançar o sucesso.
É muito comum encontrar nesse meio, várias oportunidades de aquisição de uma estrutura de lojas virtuais gratuitas, no entanto sem adequação profissional. Este tipo de “sites gratuitos” é indicado apenas para amadores e não para empresas que desejam crescer e se estruturar no meio.
Você precisa pensar no tráfego que seu site terá, precisa pensar na estrutura de conteúdo, disposição das páginas, experiência do usuário, engenharia para os motores de busca da web (SEO para o Google), dentre outros fatores. Você acha mesmo que dá para fazer tudo isso com um “site gratuito” e sem o auxílio de profissionais especializados no assunto?
Com isso, busque sempre trazer o profissionalismo para o seu negócio. Investir nesse meio é vantajoso e muito lucrativo, e é fundamental para o sucesso do negócio. Portanto, da mesma forma que investiu na arquitetura do seu negócio físico, invista na sua infraestrutura virtual.

Regra 02 – Faça um Planejamento do seu e-commerce

Assim como em tudo que se deseja obter o sucesso, Planejar é a chave do empreendedorismo. Empreender na web com um e-commerce não é diferente.
Planejar sua empresa virtual, como será elaborada estruturalmente, quem será responsável pela atualização e controle da mesma, enfim, o planejamento é a alma do negócio.

Regra 03 – Estude o seu público virtual

Um plano de negócios bem estruturado tem como base o público alvo a que se deseja alcançar. Saber quem é o seu público alvo é fundamental para se definir metas, propósito e assim obter sucesso no mundo dos negócios.
Saber quais as suas necessidades, o que os atrai, quais os horários de maior procura dos seus produtos, entre muitas outras questões são importantes para saber como agir em seu segmento.

Regra 04 – Esteja sempre atento aos concorrentes

Com a facilidade na busca por produtos, é importante sempre estar atento à concorrência.
Isso porque se não o fizer, facilmente será “passado para trás” nesse meio virtual. Estar atento aos preços, promoções, meios de pagamentos e novidades é de grande valia profissional.
Regra 05 – Pesquise as opções e formas de pagamentos para o seu e-commerce
Mais do que trazer produtos bons e à preços acessíveis, é importante também definir meios de pagamentos para oferecer a seus clientes virtuais.
Isso porque este tipo de condições facilitadas atrai cada dia mais clientes aos sites.

Regra 06 – Defina suas estratégias de Marketing

O Marketing é sempre imprescindível em todos os negócios. Isso porque ele é responsável pela divulgação da imagem da empresa e captação de cada vez mais clientes. Além do site, invista em mídias sociais como Facebook, Instagram e Youtube, dentre outros que possam estreitar o seu relacionamento com seu público.
Logo investir nesse tipo de técnica empresarial é importante em todos os segmentos, principalmente no segmento virtual pela variedade de ofertas nesse ambiente.

Regra 07 – Nunca descuide do atendimento virtual

O cliente virtual é aquele que espera ter as suas dúvidas sanadas em um curto espaço de tempo. Isso porque é muito fácil para o mesmo buscar outras empresas que possam fazer o mesmo.
Estar sempre atento ao atendimento virtual ao cliente é a chave para alavancar qualquer relacionamento comercial pela web.

Regra 08 – Estruturar suas condições logísticas

Não adianta vender a preços competitivos e com facilidades de pagamentos se não conseguir atender as entregas devido às demandas.
Estruturar também as condições logísticas é importante para manter a confiabilidade do cliente e ganhar cada vez mais clientes.

Regra 09 – Mantenha-se sempre atualizado

Por fim, para se manter cada vez mais estruturado nesse ambiente virtual,  estar sempre atualizado é imprescindível.
Utilizar de tecnologias adequadas para controle e monitoramento de novas tendências e atualizações de seu mercado é muito importante neste segmento.

Regra 10 – Não descuide da contabilidade

Contabilizar as vendas físicas já não é tão simples, imagine então quando se trata de vendas virtuais? As coisas podem se tornar complicadas.
Com isso, é importante sempre manter a organização dos dados e contar sempre com o auxílio de um contador, pois o mesmo é quem cuidará do envio das informações ao fisco, da geração das guias de impostos e irá gerar dados contábeis precisos para suas melhores tomadas de decisão rumo ao sucesso do seu e-commerce.
Agora que você já sabe o que fazer para o seu comércio se tornar um e-commerce de sucesso, chegou a hora de levantar as mangas e planejar um futuro promissor como empreendedor.
Boa sorte e até a próxima!

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